CFMV participa de debate sobre Proteção à Fauna em evento do Ministério Público de SP

24/11/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Por Flávia Lôbo

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) realizaram, na última semana (16 e 17/11), o III Encontro Nacional do Ministério Público de Proteção à Fauna, na cidade de São Paulo (SP).

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) teve participação ativa no evento e foi representado pela médica veterinária Débora Rochelly Alves Ferreira, integrante de Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do CFMV.

Segundo a representante do CFMV, a Medicina Veterinária foi abordada em diferentes palestras, por exemplo, ao falar de crimes contra a fauna, bem-estar animal, tráfico de animais, controle populacional de cães e gatos, legislações, dentre outras. Na ocasião, o vídeo sobre bem-estar animal da campanha do CFMV sobre o tema foi exibido em uma das palestras do evento.

""
                Débora Rochelly (CNAS/CFMV). Foto: Arquivo pessoal. 

Ao final, palestrantes e congressistas produziram uma carta à sociedade com resoluções sobre os temas abordados. O documento será disponibilizado, em breve, no site do MPSP.

“O CFMV teve a oportunidade de falar ao público sobre a importância do Sistema CFMV/CRMVs como colaboradores nas diversas demandas. Abordamos o conceito de Saúde Única, e apontamos as questões do tráfico e espécies exóticas como maiores causas de perda de diversidade”, esclareceu a representante do CFMV. “Além disso, mencionamos a relevância da responsabilidade técnica das profissões de Medicina veterinária e Zootecnia”, finalizou.

O encontrou contou com cinco painéis de debates, com temas como Especificidades da Natureza Animal, Riscos e Desafios, Fauna Silvestre, Fauna Doméstica/Domesticada e Defesa Animal na Prática.  

Assessoria de Comunicação do CFMV